“Eu comecei aos 19 anos na D’Alumínio, já estou lá há 26 anos, sendo 16 deles ocupando a gestão”, relembra Aretusa Sendeski, diretora das unidades da empresa familiar nos estados de Rondônia e Acre. “Durante esse período, eu passei por todos os setores, eu me desenvolvi em praticamente tudo que tem dentro de uma empresa: parte financeira, vendas, compras, logística, dentre outras”, conta a executiva.
Criada em 1986, a D’Alumínio trabalha com uma ampla variedade de produtos para a construção civil, incluindo perfis de alumínio, chapas de acm, componentes, linhas de esquadrias, entre outros itens.
Aretusa é formada em administração de empresas e especializada em recursos humanos. Sua trajetória acadêmica continua caminhando e, atualmente, ela está realizando MBA em Administração: Gestão de Negócios, pois acredita que precisa buscar conhecimento e aplicá-lo.
“Assumir a direção da D’Alumínio para mim não foi difícil, porque eu já tinha bastante experiência em todos os setores”, diz, quando questionada sobre os possíveis desafios da gestão de um negócio. “Está na minha veia, no meu dia a dia. É o que eu gosto de fazer, já dominava muita coisa”.
Mas garante que o “friozinho na barriga” ainda acontece, especialmente nos momentos em que precisa se preparar para “alguma coisa nova que vai acontecer, um lançamento de produto, uma estratégia nova”. A diretora conta que os desafios que enfrenta desde o começo até hoje são “muito legais, o mercado é uma caixinha de surpresas”.
O SEGMENTO NÃO DEFINE AS CONQUISTAS
Mesmo a empresa sendo familiar, nunca houve grandes conflitos, mas alguns existiram, segundo Aretusa. Ela revela que para superar essas situações, a família procura ouvir os diferentes posicionamentos e manter um respeito mútuo, além de honrar também a hierarquia dentro da família. Para a diretora, o lado profissional tem que falar muito mais alto do que o relacionamento familiar.
“O caminho para uma empresa se manter no mercado tantos anos é trilhado com dedicação e respeito ao cliente, colaborador, fornecedor, além da qualidade do produto, inovação, tecnologia, entre outras características”, cita a diretora.
Bom atendimento, qualidade e competitividade ajudam no diferencial, resultando no que é valorizado. Esses são alguns pontos observados por Aretusa para se alcançar o sucesso de uma marca.
QUAL A IMPORTÂNCIAS DAS ESQUADRIAS E VIDRO NAS OBRAS?
“A trajetória da D’Alumínio é essa e vai continuar, tem muita coisa legal para acontecer ainda”, finaliza Aretusa.
FONTE:
CONTRAMARCO