PORQUE TODO VIDRACEIRO DEVE TRABALHAR DE ACORDO COM A NORMA TÉCNICA

19 de outubro de 2020
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A segurança do cliente é uma preocupação constante nos projetos de instalações de vidro, porém alguns vidraceiros estão muito focados em cumprir as normas técnicas e efetuar um serviço de excelência para garantir proteção pós obra que acaba não garantindo a própria segurança durante a instalação dos vidros.

 

O vidraceiro precisa ter conhecimento dos riscos da profissão e seguir as normas técnicas para que não ocorra nenhum acidente de trabalho ao manusear algum equipamento, execução de serviços com vidros,por isso separamos algumas dicas importantes de acordo com as normas que todo vidraceiro deve seguir.

 

Equipamentos de Segurança

 

Os equipamentos de segurança individual é indispensável para qualquer vidraceiro, além de proteger contra possíveis acidentes, o material serve para garantir toda estrutura e integridade do profissional e seus funcionários. O equipamento é exigido pela norma trabalhista e vidraceiro pode ser responsável em caso de acidentes com algum funcionário essas orientações estão descritas na norma NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações, que recebeu um anexo sobre o tema em sua última revisão.

 

Conheça a nova norma ABNT NBR 16823 

 

No dia 11 de fevereiro de 2020, foi publicado a NBR 16823 trata a respeito da qualificação e certificação do vidraceiro. A norma que estava em tramitação desde ano de 2019, define os parâmetros e requisitos para a qualificação dos profissionais que trabalham com ramo vidreiro e exerçam seus trabalhos com qualidade e segurança.

 

A NBR 16823, define que o: “Profissional responsável pela instalação e manutenção de vidros, incluindo sua venda, especificação, medição, orçamento, transporte, armazenamento, inspeção e análise do material, a fim de planejar e organizar o próprio trabalho, conforme projetos ou ordens de serviço, de acordo com os procedimentos de execução de serviços, normas técnicas, de segurança, de meio ambiente e saúde específicas, respeitando os critérios de qualidade”.

 

A norma determina que o vidraceiro deve trabalhar com os seguintes sistemas:

 

• Boxes padrão;

• Instalações autoportantes (basculantes e porta de giro, entre outros);

• Revestimentos verticais decorativos (espelhos ou vidros, entre outros);

• Vidros em esquadrias;

• Vidros em móveis.

 

Além disso a norma traz 4 classificações de competências que explica as diferentes atividades que podem ser exercidas dentro de uma vidraçaria pelo profissional ou seus funcionários de acordo com perfil de cada um.

 

1) Vender e avaliar o serviço a ser realizado, levantar os dados necessários para a precificação e elaborar a proposta comercial;

 

2) Especificar vidros e componentes necessários à instalação conforme normas técnicas;

 

3) Transportar vidros e componentes até o local da instalação;

 

4) Instalar e manter vidros seguindo normas de saúde e segurança no trabalho, qualidade e meio ambiente.

A NBR 16823 exige um certo nível de escolaridade do profissional que deve pelo menos corresponder ao Ensino Médio completo e serve para mostrar o nível de conhecimento, capacitação e certificação do profissional.

 

As normas técnicas foram criadas para orientar e direcionar o vidraceiro na tomada de decisões de sua empresa para realizar uma gestão mais assertiva com melhorias internas e externas e como consequência se destacar entre as concorrentes, além de construir forte credibilidade no mercado vidreiro.

FONTE:
REVISTA VIDRO IMPRESSO

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter

Seu nome

Seu e-mail

 Sim, eu quero receber a Revista Contramarco de forma gratuita.
 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano e Cesar Tavares Comunicações Ltda.
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano e Cesar Tavares Comunicações Ltda.
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar -
Cj. 203 / 204

Telefone: 11 5585.4355 / 11 5539-3200
11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.fieramilano.com.br

Copyright by Fesqua 2021. All Rights Reserved.