O vidro tem se tornado cada vez mais presente na construção civil, tanto em edificações residenciais quanto comerciais. Além da estética, o material pode ter um papel importante para garantir o conforto acústico (sensação de bem-estar para executar as atividades necessárias em um determinado ambiente). Para isso, é necessário uma análise cuidadosa dos ruídos que podem interferir em um determinado espaço.
“O papel do vidro no conforto acústico” foi tema do 15º VidroSom – Poluição Sonora, Proteção e Sustentabilidade, promovido pela Abividro (Associação Brasileira do Vidro) durante a 14ª Fesqua – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, nesta sexta-feira (16). A feira, realizada no São Paulo Expo, reúne mais de 500 marcas expositoras e espera receber pelo menos 40 mil visitantes até sábado (17).
Nilson Viana, coordenador de consultoria técnica da Cebrace, explicou que cada construção está cercada de ruídos que atingem diferentes intensidades. Portanto, é necessário entender o entorno do empreendimento para encontrar a melhor solução em conforto acústico. Isso porque cada tipo de vidro e técnica é capaz de reter um determinado nível de frequência (tom baixo ou alto) e intensidade (volume) dos sons.
“O vidro forma uma barreira para que o desconforto não chegue no ambiente. O anteparo (de vidro) reflete o som e permite que o nível sonoro que entra no ambiente seja menor, aumentando o conforto acústico. Porém, o anteparo não dá proteção para todas as frequências e são mais eficientes contra frequências maiores”, afirmou Viana.
O especialista detalhou que existem duas técnicas que podem ser usadas de acordo com as características dos ruídos de cada empreendimento. “A chamada Lei da Massa diz, basicamente, que quanto maior a espessura do vidro, maior é a atenuação dos ruídos. Porém, todos eles possuem uma frequência crítica, cujo desempenho diminui. Então, é necessário analisar a frequência dos ruídos antes de escolher a melhor opção.”
Já a Lei Massa-Mola-Massa estabelece que haja um componente entre duas camadas de vidro. Normalmente, é utilizada uma película específica, na maioria dos casos de PVB, para combater ruídos, que terá o papel de atenuar os efeitos da frequência crítica, no meio de dois vidros laminados. No entanto, há casos em que a película é substituída por uma camada de ar entre o vidro duplo.
“A performance depende de um sistema completo, inclusive das esquadrias e de outras partes da construção. Às vezes, mesmo com os vidros adequados, o sistema não funciona porque o ruído está entrando pelo telhado. Quando vamos pensar em isolamento e conforto acústico, é necessário avaliar o ambiente como um todo”, orientou Viana.
Serviço:
14ª FESQUA – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias
Data: 14 a 17 de setembro
Horário: 13h às 20h | Sábado – 11h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP
Sobre a Revista Contramarco
A Revista Contramarco, publicação com mais de 22 anos de circulação, é dirigida à indústria de Esquadrias, Vidro, Ferragens, Acessórios e Componentes, Máquinas e Equipamentos, Construtores, Engenheiros, Arquitetos, Projetistas e Consultores. Realizadora de importantes eventos voltados à indústria de Esquadrias, entre eles a Fesqua – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, o Saie Vetro – Salão da Indústria de Esquadrias e Vidro e Fórum Contramarco, a publicação tem se destacado junto a esse mercado inserido na construção civil, sendo reconhecida como o principal meio de comunicação e aproximação entre fornecedores e compradores.
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano, e a partir de 2022 à Fiera Milano Brasil. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tratamentos de superfície, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e Ebrats.
Informações para Imprensa
2PRÓ Comunicação
Myrian Vallone | Teresa Silva | Renê Gardim
E-mail: fieramilano@2pro.com.br – 11-3030-9463