A internet hoje é o ponto de partida de decisões de compra de produtos e serviços, sendo imprescindível estar presente no ambiente virtual
Como hoje a maior parte dos consumidores está na internet, este meio se tornou o principal canal de divulgação. Pesquisam mostram que mais da metade dos consumidores consultam informações online antes de fazer uma compra em sites de buscas e nas redes sociais. A internet hoje é o ponto de partida de decisões de compra de produtos e serviços. Sendo assim, é imprescindível para uma empresa que quer ter mais chances de vender estar presente no ambiente virtual.
A Vidro Impresso, além dos canais de comunicação para o mercado vidreiro, também possui uma agência de marketing digital especializada no segmento do vidro há 12 anos, a OC Publicidade, com vários clientes do setor em seu portfólio, de vidraçarias e têmperas a fabricantes de ferragens e insumos para este mercado, sempre ajudando a trazer novos clientes pela internet. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar a aumentar as vendas de sua vidraçaria coom o marketing digital.
Quais são as principais estratégias de marketing digital?
Site estruturado
Primeiro de tudo é necessário ter um site com boa navegabilidade, com um layout fácil e agradável, e que apresente bons resultados em mecanismos de busca, um dos principais objetivos do marketing digital. Para tal, precisa ser bem estruturado, programado para ser encontrados pelas palavras-chave do seu negócio para ser encontrado por quem busca informações na internet sobre o mercado vidreiro.
É importante também que o site seja responsivo, ou seja, que o tamanho da tela se adapte aos dispositivos móveis (celulares, tablets), para quando o visitante abrir em seu celular não precisar ficar aumentando a tela. Sites responsivos recebem ainda prioridade do Google. Um bom site possui formulários, não apenas na página de contato, mas em diversos pontos estratégicos, para poder obter contato com seu possível cliente de diversas formas. O grande objetivo é captar o contato das pessoas que acessam o site para que possa convertê-las em clientes.
Conteúdo e busca orgânica
Fazer um site aparecer na primeira página do Google é uma das conquistas mais cobiçadas. Afinal, a maioria dos usuários da Internet não passa da primeira página de resultados quando buscam sobre algum assunto. Primeiro de tudo quando o assunto é otimização do site é entender quais opções você tem disponível para aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. Existem duas maneiras de aumentar a probabilidade de o seu website aparecer: Anúncios pagos, usando o Google Ads, que colocará os anúncios no Google para você, ou organicamente, usando técnicas de otimização de mecanismos de busca (SEO).
Uma das principais estratégias para alcançar resultado orgânico é com a produção de conteúdos informacionais em blogs dentro do site. A técnica conhecida como marketing de conteúdo se alinha com a nova forma do consumidor consumir informação, e publicidade tradicional cada vez perde mais espaço quando aplicada isoladamente. Diferentemente da publicidade direta, o marketing de conteúdo tem o objetivo trazer informações de valor para o público. Marketing de conteúdo não é sobre sua empresa mas sobre o que os possíveis clientes precisam e buscam de informação na internet.
A divulgação acontece de forma indireta, sem promover explicitamente a marca. Ao contrário de propagandas agressivas, o intuito é atrair o público sutilmente, fazendo com que este venha até sua empresa quando desejar, estando assim receptivo a receber sua mensagem. Com o marketing de conteúdo você faz crescer sua rede de contatos por meio da criação de conteúdo relevante, envolve esse público e cria uma percepção positiva da sua marca, gerando, por consequência, mais negócios.
Anúncios no Google
Desenvolver um tráfego consistente de pesquisa orgânica é, talvez, a melhor maneira de obter constantemente novos visitantes no seu site. Mas esse processo leva tempo. Então, para o proprietário da empresa que deseja obter mais negócios rapidamente, o Google Ads é uma boa opção. Através dos anúncios é possível alcançar resultados mais diretos, pois com o Google Ads sua empresa aparece na primeira página em buscas sobre informações, produtos ou serviços. Isso é muito relevante já que a maioria dos usuários da Internet não passa da primeira página de resultados quando buscam sobre algum assunto.
A estratégia é fazer as suas informações chegarem nesse usuário facilmente, já que o Google oferece prioridade aos resultados para a busca desejada aos anúncios pagos e o link para o site da empresa estará no topo da lista, antes mesmo dos resultados orgânicos. As palavras-chaves definidas precisam ser estudadas e definidas de forma a serem relevantes para o seu negócio, proporcionando maior de taxa de conversão que os concorrentes. O Google Ads também possibilita o acompanhamento da taxa de conversão das palavras-chave selecionadas para cada campanha, permitindo ajustes necessários na estratégia de marketing digital.
Redes sociais
Estar presente de maneira profissional e eficiente nas redes sociais não é mais uma opção, mas uma necessidade das empresas que visam atrair e fidelizar novos clientes para seu negócio, através desses canais a sua empresa pode desenvolver um relacionamento duradouro com seus clientes, ofertar seus serviços, enviar comunicados e aumentar a visibilidade de seu negócio. As redes sociais podem trazer muitos benefícios para uma empresa. Por isso, é importante sempre tirar boas fotos de suas obras ou produtos e passar informações sobre os diversos tipos de vidros, ferragens e normas de segurança. Conhecimento passa credibilidade.
E-mail marketing
Uma das formas se comunicar com esses contatos é através de e-mail marketing. Nem todos os seus clientes em potencial estão nas redes sociais ou são leitores ávidos de blogs, mas praticamente todos eles usam e-mails regularmente. Por isso, esta ferramenta não deve ser esquecida. Quando se trata de B2B, o e-mail ainda é o canal de comunicação mais rápido e o mais eficaz para receber e transmitir dados. Além disso, o retorno de investimento do e-mail marketing é duas vezes maior do que a média de todos os outros esforços de publicidade online.
E se não tiver quase nada para investir?
Quanto mais estratégias de marketing digital forem criadas de forma alinhada mais resultados o negócio terá. Porém, alguns profissionais começam sem capital para investir, nem na loja física, nem no endereço virtual. Para auxiliar vidraceiros autônomos e vidraçarias, a Vidro Impresso desenvolveu uma plataforma online de pedidos de orçamento chamada Meu Vidraceiro, que conecta vidraceiros a usuários que buscam serviços de vidraçaria.
O investimento na plataforma pode ser muito vantajoso para os vidraceiros que querem vender mais, pois com um pequeno valor de mensalidade é possível divulgar o seu negócio com uma página exclusiva, que pode substituir a criação de um site, o que seria muito mais custoso, receber pedidos de orçamento que chegam para sua região dentro de um só local e ainda poder utilizar o aplicativo de gestão de vidraçarias.
FONTE:
VIDRO IMPRESSO