Em uma construção ou reforma, as esquadrias (portas e janelas) representam um percentual significativo dos custos envolvidos. São itens importantes para a segurança e bem-estar dos usuários, seja em ambiente residencial ou empresarial. Por esse motivo é preciso bastante atenção às normas técnicas que definem sua qualidade e aplicação, segundo Luis Cláudio Viesti, consultor técnico da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio – AFEAL que falou sobre “Metodologia e processos na indústria de esquadrias aplicando as normas de desempenho NBR 15575 e de esquadrias para edificações NBR 10821”, no primeiro dia do 16º Seminário Brasileiro de Serralheria – Sebraser, que acontece durante a Fesqua.
“Pensar no custo e benefício a longo prazo é muito importante, especialmente para evitar problemas futuros como infiltrações, rachaduras, aberturas forçadas e ventos, chuvas ou ruídos indesejados por um produto de má qualidade”, destacou Viesti. “Trocar esquadrias não é simples e exige uma reforma planejada e com gastos significativos, o que pode ser evitado se as normas forem seguidas”.
Viesti lembrou ainda que as esquadrias são itens que determinam a segurança física e patrimonial, além de serem manuseadas diariamente. “Por isso, vale a pena investir em produtos certificados e com qualidade assegurada. ”
O consultor afirmou que NBR 10821 define quais são as características e cuidados que todos os profissionais devem seguir, enquanto a NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios.
“Assim, todos os elos devem estar interligados e trocando informações para garantir que a produção das esquadrias esteja de acordo com o projeto evitando o retrabalho”, diz. “O processo começa na elaboração do projeto e desenvolvimento dos sistemas. Essas informações são encaminhadas para a linha de montagem das indústrias, que ficam responsáveis pela etapa de produção. Depois de prontos, os produtos são transportados até o canteiro e instalados”, resume o consultor.
Serviço:
14ª FESQUA – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias
Data: 14 a 17 de setembro
Horário: 13h às 20h | Sábado – 11h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP
Sobre a Revista Contramarco
A Revista Contramarco, publicação com mais de 22 anos de circulação, é dirigida à indústria de Esquadrias, Vidro, Ferragens, Acessórios e Componentes, Máquinas e Equipamentos, Construtores, Engenheiros, Arquitetos, Projetistas e Consultores. Realizadora de importantes eventos voltados à indústria de Esquadrias, entre eles a Fesqua – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, o Saie Vetro – Salão da Indústria de Esquadrias e Vidro e Fórum Contramarco, a publicação tem se destacado junto a esse mercado inserido na construção civil, sendo reconhecida como o principal meio de comunicação e aproximação entre fornecedores e compradores.
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano, e a partir de 2022 à Fiera Milano Brasil. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tratamentos de superfície, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e Ebrats.
Informações para Imprensa
2PRÓ Comunicação
Myrian Vallone | Teresa Silva | Renê Gardim
E-mail: fieramilano@2pro.com.br |11-3030-9463