DICAS SOBRE ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS

15 de setembro de 2020
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As varandas de apartamento ganharam ainda mais importância durante a pandemia. Por isso, envidraçá-las é uma ótima opção, principalmente para quem busca integração entre os ambientes internos e externos, aproveitamento da luz natural e proteção contra a ação de chuvas e ventos. Porém, para garantir a segurança e o bom funcionamento da instalação, é necessário ficar atento a alguns pontos. 1 — Visite o local da instalação. Antes de firmar a proposta comercial, é aconselhável visitar o local em que os vidros serão colocados. O instalador deve estar atento aos seguintes pontos: dimensões, prumo e nível do vão; alinhamento entre as bases superior e inferior do vão; quantidade de aberturas que o sistema terá e onde elas estarão; dentre outros. 2 – Lembre-se de que o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatório.

3 – Não esqueça os testes. O sistema de envidraçamento de sacada completo — incluindo os vidros que serão usados — precisa ser aprovado em ensaios realizados em laboratório. Muitas vezes, é a fabricante dos perfis que vai atrás dessa aprovação. Outra possibilidade é a de o vidraceiro contratar um laboratório credenciado pelo Inmetro para fazer esses ensaios, caso queira verificar se o produto apresenta o desempenho esperado nas condições específicas do projeto.

4 – O trabalho não se limita à instalação. A responsabilidade da vidraçaria em relação ao sistema não termina com a conclusão das obras. Nesse momento, cabe ao vidraceiro entregar ao cliente o manual de uso e de manutenção do produto, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), fornecida por um profissional vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), ou o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), assinado por um profissional vinculado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Embora a norma técnica da ABNT NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio não coloque como obrigatória a emissão desses documentos, é bastante comum o cliente exigi-los.

5 – Oriente seu cliente sobre a NBR 16259. A norma também recomenda que, após a instalação, o vidraceiro instrua o cliente sobre a limpeza e conservação do sistema, incluindo as guarnições de borracha e escovas.

Fonte:
CONTRAMARCO

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter

Seu nome

Seu e-mail

 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar -
Cj. 203 / 204

Telefone: 11 5585.4355 / 11 5539-3200
11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.fieramilano.com.br

Copyright by Fesqua 2021. All Rights Reserved.