BALANÇO – Fesqua 2018 se consolida como um evento internacional


Com lançamentos e a inclusão do setor de serviços, feira recebe público qualificado em busca de soluções inovadoras para o setor de esquadrias


São Paulo, setembro de 2018 – O movimento da Fesqua (Feira Internacional da Indústria de Esquadrias) foi constante durante todos os dias da feira. Estandes lotados e expositores fazendo negócios refletem um novo ânimo para o setor de esquadrias. Foram 45 mil visitantes, em conjunto com o Ebrats (16º Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície) e a Feitintas (11ª Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos), que circularam pelo São Paulo Expo, em busca das principais inovações e soluções desenvolvidas pelas 400 marcas expositoras.

De acordo com Luis Henrique Tavares, diretor da Contramarco, realizadora do evento em parceria com a Cipa Fiera Milano, “o alto índice de renovação de contratos para a próxima edição, ainda durante a Fesqua, a qualificação do comprador e o alto nível de acabamento dos estandes, demonstram a confiança do mercado”.

A realização da Fesqua juntamente com a Feitintas e o Ebrats também foi um sucesso na avaliação de Rimantas Sipas, diretor da Cipa Fiera Milano, organizadora dos eventos em parceria com as entidades setoriais. “Fizemos um trabalho de marketing forte para conseguir um público qualificado”, afirma o executivo. “Recebemos um grande público, entre profissionais e empreendedores de diversas áreas da indústria em busca de novidades, e os expositores reconheceram isso”.

Diante do sucesso da Fesqua, Rimantas projeta novidades para a próxima edição, em 2020. “Neste ano a feira evoluiu, trazendo para o pavilhão o setor de serviços. E vamos evoluir mais, agregando novas áreas que têm sinergia com o mercado de esquadrias”, garante.

Para o presidente da AFEAL (Associação Nacional das Empresas de Esquadrias de Alumínio), Antônio Antunes, o caráter internacional da feira se consolida com a implantação de mais serviços. “Participamos de feiras do setor no exterior e posso garantir que a Fesqua é superior, com um público dez vezes mais qualificado”.

Eduardo Rosa, diretor executivo da ASPEC PVC (Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis e Componentes para Esquadrias de PVC), reforça que Fesqua deixou de ser um evento para se tornar o maior encontro de playersdo mercado. “Em dois dias, recebemos muitos contatos de empresas nacionais e internacionais. Atualmente, temos 4% do mercado de esquadrias, mas as nossas projeções para os próximos cinco anos é dobrar a participação e, em 20 anos, atingir 28%. O PVC tem um desempenho acústico muito bom, sendo um diferencial nos perfis utilizados na construção civil”, afirma.

Público qualificado e negócios fechados

Para a diretora Comercial da Kömmerling, Tônia Lima, “a feira foi sensacional desde o primeiro dia”. “Tivemos uma resposta muito positiva dos clientes para os três lançamentos, exclusivos para o mercado brasileiro, e acreditamos que o efeito colateral para os próximos meses será melhor ainda. Pela primeira vez, realizamos um evento para os nossos parceiros na Fesqua, com a participação de 120 pessoas, o que deve refletir num aumento de 10% a 15% nas vendas em 2019”, antecipa Tônia.

Vendas também foram realizadas pela RAIS/SilimaQ de quatro FA-SIL, máquina para aplicação de silicone bicomponente estrutural, lançamento da marca durante a Fesqua. Desta forma a empresa comemora os resultados e planeja bons negócios para os próximos meses. De acordo com Israel Frozel Nozella, sócio da RAIS, a estratégia foi não criar grandes expectativas para a feira. “Notamos um ânimo dos empresários e seus colaboradores que passaram pelo nosso estande, que demonstraram um sentimento de melhora no mercado. Fizemos novos contatos e também muitos clientes que já compraram conosco decidiram renovar suas máquinas”.

Já a Adere Fitas Adesivas fechou o fornecimento de fita de aplicação para vidros em esquadrias para duas obras, segundo Bábara Silva, gerente de Marketing da marca. “Também recebemos muitos clientes em busca de novidades e fizemos novos contatos, inclusive de segmentos não apresentados na feira, como é o caso do automotivo”.

Mesmo quem não fechou negócios, saiu satisfeito. Caio Camargo, da área de marketing da Alumax, avalia que a feira foi excelente. O público aumentou em relação à edição passada, tudo está acontecendo dentro das nossas expectativas. Não fechamos nenhum negócio, mas o evento é fundamental para relacionamento e prospecção de clientes”.

Qualificação de profissionais

A Fesqua 2018 foi além dos lançamentos de produtos e serviços expostos no pavilhão.  Durante o evento profissionais do setor, entre arquitetos, serralheiros, instaladores e fabricantes participaram do VidroSom – 11º Seminário Soluções Acústicas em Vidro e do Sebraser – XVI Seminário Brasileiro de Serralheria, com apresentação de temas da atualidade, oportunidade para troca de informações e qualificação profissional.

Já o ciclo de palestras da AFEAL/Contramarco debateu temas, como a reforma trabalhista e análise de normas reguladoras, além de destacar as tendências e novas aplicações de produtos. A associação também organizou o 3º Encontro Nacional da Indústria de Esquadrias de Alumínio, que contou com apresentações de especialistas em diversos setores que atingem os fabricantes de esquadria, como o economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Gesner Oliveira, que falou sobre “As perspectivas econômicas dos principais candidatos à Presidência da República”.

E no último da feira aconteceu o Simpósio do Acrílico, promovido pelo IDAC (Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico) focado no mercado de construção e esquadrias.

A próxima edição da Fesqua acontece de 16 a 19 de setembro de 2020, no São Paulo Expo.


Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano. No Brasil, são realizadas 12 feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tintas, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e Ebrats.

Mais informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Cel. equipe: (11) 98578-1707
Teresa Silva – (11) 3030-9463 |99228-7836
Renê Gardim – (11) 3030-9422 | 96098-8438
Juliana Oliveira – (11) 3030-4201
www.2pro.com.br

 


Veja também...