Grandes players do mercado de esquadrias já confirmaram participação na 12ª FESQUA


Maior evento do segmento já teve 90% do espaço vendido para a edição 2018, ano que deve fechar com 91,4 mil toneladas de alumínio processado para esquadrias.


São Paulo, fevereiro de 2018 – A 12ª FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes será realizada apenas em setembro, mas em janeiro já tinha vendido 90% do espaço para exposição. Os principais fornecedores deste segmento, estimulados pelas boas perspectivas de mercado para alumínio, aço, madeira e PVC, garantiram antecipadamente estandes neste que é o maior e mais importante evento da América Latina no setor, apresentando as tendências em produtos e serviços.

De acordo com José Carlos Noronha, consultor do mercado de alumínio, o ano de 2018 deve totalizar 91,4 mil toneladas de alumínio processado para esquadrias em janelas, portas e fachadas, com 2019 atingindo um volume ainda mais substancial, 97,3 mil toneladas. Ambos acima de 3 pontos percentuais em relação ao crescimento do PIB, demonstrando um inegável aquecimento do setor.

Atualmente, Noronha estima que haja cerca de 4,8 mil fabricantes de esquadrias de alumínio no país. Estes fabricantes são alimentados por mais de 300 fornecedores, como extrusoras e revendedores de perfis, fabricantes e revendedores de componentes, e também fornecedores de acabamentos, como anodização e pintura. As vendas destes produtos no ano passado movimentaram R$ 4,55 bilhões.

A Afeal – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio é a principal apoiadora da FESQUA. “Desde a primeira edição, a reconhecemos como a principal feira do país e uma das mais importantes do cenário internacional, sempre aberta às demandas do setor”, afirma Fernando Rosa, gerente geral da associação. O executivo destaca a escolha de realizar o 3º Encontro Nacional da Indústria de Esquadrias de Alumínio durante a FESQUA por entender que se trata de um grande momento de convergência setorial e um vetor para a promoção das ações da associação.

As comemorações dos 35 anos da Afeal tornarão esta edição ainda mais especial. “Esperamos deixar boas lembranças com uma série de eventos a serem realizados, assim como o lançamento da Coletânea de Obras 2012/2015, uma publicação atualizada com as principais obras em esquadrias e fachadas realizadas no Brasil nesse período”. Além disso, conforme Fernando Rosa, o estande da Afeal trará sistemas dos fabricantes aplicados na “Casa Afeal”, que mostrará aos visitantes as soluções dos associados em fachadas, janelas, portas, guarda-corpos e componentes.

Os números de mercado da ASPEC PVC – Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis e Componentes para Esquadrias de PVC são de outra ordem, pois suas 170 empresas montadoras coligadas representam 4% do mercado brasileiro. Em números absolutos, isso equivale a 485 mil janelas e portas produzidas por ano com base em 5,3 mil toneladas de perfis. As perspectivas de crescimento para esquadrias de PVC também são muito positivas, devendo chegar a 12% do mercado em 10 anos.

“Estes números de alumínio e PVC mostram que o mercado brasileiro de esquadrias, ferragens e componentes está, de fato, reaquecendo. Os fornecedores precisam de uma vitrine forte e de renome para se destacar e alavancar seus negócios e a FESQUA é o lugar ideal para isso”, destaca Luis Henrique Tavares, diretor da Revista Contramarco, realizadora da feira, ao comentar a alta procura por espaço de exposição este ano.

Tendo como público-alvo construtores, engenheiros, arquitetos, fabricantes e distribuidores de esquadrias, proteção solar, ferragens, acessórios, vidros, máquinas e equipamentos para a indústria, a FESQUA se tornou um verdadeiro e poderoso centro gerador de negócios e oportunidades lucrativas para as empresas expositoras e para os visitantes. Realizada a cada dois anos, reúne em um único local inovações em esquadrias, vidros, fachadas, acessórios, componentes, máquinas e equipamentos para a indústria.

Algumas das empresas que já confirmaram participação incluem a Perfil Alumínio, Deceuninck, Roto &Fermax, Udinese – Assa Abloy, Ezy Color, Sika, Schlegel, Adere, Dormakaba, Momentive, Divinal Vidros, Saint Gobain, PKO do Brasil, Olga Color, Expalum, Alucomaxx, Projeto Alumínio, Fise, Esquadgroup, Stam, Kommerling, Emmegi, Cortesa, entre dezenas de outras.

Programação FESQUA:

3º Encontro Nacional da Indústria de Esquadrias de Alumínio – Promovido pela Afeal, éuma ótima oportunidade para a troca de experiências por meio de discussões relacionadas à normatização e qualidade das esquadrias, gestão profissionalizada e novas soluções desenvolvidas pela indústria.

Sebraser – Seminário Brasileiro de Serralheria – Voltado aos profissionais de serralheria, fabricantes de esquadrias e instaladores, tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre os temas de interesse do setor, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados.

2º Simpósio do Acrílico – Iniciativa do Indac – Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico para levar aos visitantes as novas tecnologias e tendências do mercado de construção e esquadrias.

11º VidroSom – Seminário de Soluções Acústicas em Vidro – Apresentará soluções inovadoras e estudos de casos sobre conforto acústico e o valor agregado do vidro em projetos acústicos.

Eventos simultâneos:

Juntamente com a 12ª FESQUA, acontecerão mais dois eventos: a 11ª FEITINTAS – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos, realizada pelo Sitivest – Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo e voltada ao mercado de tinta imobiliária, repintura automotiva e industrial, além de complementos.  Contará com palestras técnicas com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor, qualificar mão de obra e fomentar novos negócios.

E o 16º EBRATS  – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície, um evento trienal que já teve mais de 70% do espaço comercializado, sendo reconhecido como a grande vitrine e o maior fórum da América Latina no que diz respeito à divulgação dos processos que ocorrem em todo o universo abrangido pelo segmento de tratamento de superfície.

Os organizadores da FESQUA esperam receber cerca de 40 mil pessoas e mais de 700 marcas expositoras considerando todos os eventos programados.

Serviço:

12ª FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes – www.fesqua.com.br

11ª FEITINTAS – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos – www.feitintas.com.br

16º EBRATS – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície – www.ebrats.com.br

Horários: de 4ª a 6ª, das 14h às 21h, e no sábado, das 11h às 19h
Data: 12 a 15 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo/SP

Credenciamento Imprensa – O credenciamento poderá ser feito diretamente com a equipe da 2PRÓ Comunicação até 11 de setembro. Para efetuar o credenciamento, jornalistas, assessores e mídias sociais deverão enviar e-mail para fieramilano@2pro.com.brcom as seguintes informações: nome completo, nome da mídia ou da assessoria para o qual fará a cobertura, endereço de e-mail e telefones de contato (fixo e celular).


Sobre a CIPA Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é uma empresa especializada na realização de feiras de negócios e de produção de revistas técnicas, cujos objetivos são aproximar organizações na América Latina, bem como criar oportunidades reais de negócios e de relacionamentos. A empresa é a filial brasileira da Fiera Milano, grupo líder em feiras e congressos na Itália e um dos mais importantes no mundo.

A Fiera Milano possui um portfólio único de feiras considerando a variedade de setores da economia que são representados, além da qualidade apresentada nos seus eventos – tanto na Itália quanto no exterior. São 12feiras no Brasil: EBRATS Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície; FEITINTAS – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos; FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes; EXPOSEC – Feira Internacional de Segurança; EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar; TecnoMultimídia InfoComm Brasil;  FIRE SHOW – International Fire Fair; FISP FISST – Feira Internacional de Segurança e Proteção; REATECH – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade; TUBOTECH – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes; wire South America – Feira Internacional de Cabos e Fios e BRASEG – Feira Brasileira de Segurança e Saúde no Trabalho e Proteção Contra Incêndios.


Sobre a REVISTA CONTRAMARCO

A Revista Contramarco é uma publicação bimestral com mais de 18 anos de circulação em todo o Brasil dirigida a Construtores, Engenheiros, Arquitetos, Projetistas e Compradores Especializados, Fabricantes, Fornecedores, Distribuidores e Revendedores de Esquadrias, Vidro, Ferragens, Acessórios e Componentes, Máquinas e Equipamentos, ACM, Policarbonato e outros tipos de Revestimento para fachadas.

Como mídia oficial dos eventos “FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes” e “SAIE VETRO – Salão Itinerante de Esquadrias e Vidro”, a Revista Contramarco vem ganhando destaque cada vez maior junto a esse mercado inserido na Construção Civil — tornando-se um dos principais meios de aproximação entre Fornecedores e Compradores, tanto em suas edições impressas como nas redes sociais, onde vem marcando presença significativa.

Com um conteúdo selecionado de alta qualidade, reportagerns exclusivas sobre a indústria de esquadrias e vidro, além de um time de colaboradores especializados no ramo, a Revista Contramarcoé a principal mídia presente nesse concorrido mercado, trazendo aos seus leitores informação dinâmica e atualizada, com credibilidade e imparcialidade.


Informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11)3030-9463
Marcos Coelho – (11) 3030-9402
Myrian Vallone – (11) 3030-9404
www.2pro.com.br


Veja também...