Fesqua expande e abre espaço para toda a cadeia produtiva e serviços de apoio ao mercado

A feira adota estratégia de expansão para 2018 e passa a englobar novos setores, como crédito bancário, seguradoras, refeições terceirizadas, transportes, entre outros.

Com o objetivo de expandir ainda mais o leque de opções para os visitantes e atender todas as necessidades diretas e indiretas do setor, a Fesqua passa a se chamar “Feira Internacional da Indústria de Esquadrias”. De acordo com Luis Tavares, diretor da Revista Contramarco, realizadora da feira em parceria com a Cipa Fiera milano, a inclusão da palavra “indústria” no descritivo traduz a abordagem mais abrangente a toda a cadeia produtiva e serviços de apoio a este mercado. O evento ocorre de 12 a 15 de setembro no São Paulo Expo.
“A Fesqua cresce, em média, 15% a cada edição, e percebemos uma demanda robusta de setores que ainda não estavam presentes. Dessa forma, a feira deixa de ser voltada apenas para fornecimento de insumos e serviços básicos e passa a oferecer uma gama completa de produtos e serviços utilizados pela cadeia produtiva de esquadrias e vidro”, destaca. Além de crédito bancário, seguradoras, refeições terceirizadas e transportes, que já contam com expositores confirmados como Sicoob, Via Apia e Efa Motors, outros setores devem ser incluídos, ampliando a feira para além dos 30 mil m2 que já estavam 90% vendidos.
Este movimento foi inspirado por uma nova realidade dos fabricantes de esquadrias, principal público visitante do evento. Gradualmente, eles passaram a comprar vidro diretamente dos transformadores e a vender para as construtoras, concorrendo com as fábricas neste sentido, mas precisando de mais apoio para realizar a entrega. Assim, conforme explica o consultor José Carlos Cattel, da Ilummini, empresa de consultoria especializada contratada pela Fesqua para auxiliar nesta expansão estratégica, a feira foi divida em quatro áreas.
A primeira, principal inovação do formato, será voltada para serviços de apoio à indústria de esquadrias, como refeições para os funcionários, medicina do trabalho, consultorias diversas, transportes, créditos, seguradoras e softwares. A segunda engloba tudo que é aplicado diretamente ao produto, como fabricantes de vidro, fechaduras, roldanas, perfis e demais insumos básicos.
Já a terceira área abrange as indústrias de aplicação indireta, como máquinas de usinagem, EPIs, medidores, compressores, guindastes e iluminação. E a quarta será a manutenção das demonstrações consolidadas da feira, com produtos como portas e janelas totalmente finalizadas expostas aos visitantes. “Antecipamos que automação de portas, acústica e esquadrias de altíssimo padrão estarão com muita demanda entre os visitantes”, diz.

Números do setor
O particular sucesso da próxima edição da Fesqua tem muito a ver não apenas com o nome forte da marca, mas também com as boas perspectivas de mercado para alumínio, aço, madeira e PVC. De acordo com José Carlos Noronha, consultor do mercado de alumínio, 2018 deve totalizar 91,4 mil toneladas de alumínio processado para esquadrias em janelas, portas e fachadas.
Já os números de mercado da Aspec PVC – Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis e Componentes para Esquadrias de PVC são de outra ordem, pois suas empresas montadoras coligadas representam 4% do mercado. Em números absolutos, isso equivale a 485 mil janelas e portas produzidas por ano com base em 5,3 mil toneladas de perfis. As perspectivas de crescimento para esquadrias de PVC também são muito positivas, devendo chegar a 12% do mercado em 10 anos.

Eventos simultâneos
Juntamente com a 12ª Fesqua, acontecerão mais dois eventos: a 11ª Feitintas – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos, realizada pelo Sitivest – Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo e voltada ao mercado de tinta imobiliária, repintura automotiva e industrial, além de complementos. Contará com palestras técnicas com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor, qualificar mão de obra e fomentar novos negócios.
E o 16º Ebrats – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície, evento trienal que já teve mais de 70% do espaço comercializado, sendo reconhecido como a grande vitrine e o maior fórum da América Latina no que diz respeito à divulgação dos processos que ocorrem em todo o universo abrangido pelo segmento de tratamento de superfície.
Os organizadores da Fesqua esperam receber cerca de 40 mil pessoas e mais de 700 marcas expositoras considerando todos os eventos programados. O credenciamento pode ser feito pelo site www.Fesqua.com.br.
Serviço:
12ª Fesqua – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes
www.Fesqua.com.br
11ª Feitintas – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos
www.Feitintas.com.br
16º Ebrats – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície
www.Ebrats.com.br
Horários: de 4ª a 6ª, das 14h às 21h, e no sábado, das 11h às 19h
Data: 12 a 15 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP

Sobre a Cipa Fiera milano
A Cipa Fiera milano, filial brasileira da Fiera milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera milano. NoBrasil, são realizadas 12 feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tintas, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e Ebrats.

Sobre a Revista Contramarco
A Revista Contramarco é uma publicação bimestral com mais de 18 anos de circulação em todo o Brasil dirigida a Construtores, Engenheiros, Arquitetos, Projetistas e Compradores Especializados, Fabricantes, Fornecedores, Distribuidores e Revendedores de Esquadrias, Vidro, Ferragens, Acessórios e Componentes, Máquinas e Equipamentos, ACM, Policarbonato e outros tipos de Revestimento para fachadas.
Como mídia oficial dos eventos “Fesqua – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes” e “Saie Vetro – Salão Itinerante de Esquadrias e Vidro”, a Revista Contramarco vem ganhando destaque cada vez maior junto a esse mercado inserido na Construção Civil — tornando-se um dos principais meios de aproximação entre Fornecedores e Compradores, tanto em suas edições impressas como nas redes sociais, onde vem marcando presença significativa.
Com um conteúdo selecionado de alta qualidade, reportagens exclusivas sobre a indústria de esquadrias e vidro, além de um time de colaboradores especializados no ramo, a Revista Contramarco é a principal mídia presente nesse concorrido mercado, trazendo aos seus leitores informação dinâmica e atualizada, com credibilidade e imparcialidade.

Fontes: Feiras do Brasil, SEGS, UBRAFE

Data: 18/07/18


Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>